segunda-feira, 5 de abril de 2010

Mulher Maravilha



Ter filho nas condições normais de papai, mamãe, filhinho já não é tarefa das mais fáceis. Ser mãe solteira, então... Tarefa mais difícil ainda.
Mesmo contando com todo o suporte da família, dos amigos e do pai do bebê, tem horas que somos só eu meu filhote.
Dia desses passei por um dos muitos testes que a vida ainda vai me pregar: eu, que desde que o João nasceu, não fiquei mais de 4 horas sozinha com ele, fui de ônibus de Cabo Frio para o Rio. Só nós dois e todos que se mobilizaram para me ajudar. Afinal, era carrinho, mala, bolsa, bolsa de mão, bolsinha do João e o João para carregar. Eu acho que, junto com a criança, deveriam nascer mais braços nas mães. É sempre assim: você consegue arrumar tudo nos braços, tudo encaixadinho, é só pegar o bebê no colo e, de repente... cai a chupeta e você está sozinha. Larga tudo no chão, pra poder abaixar e pegá-la do chão, depois cata tudo de novo.
Mas voltando à viagem. Eram 2 horas e meia no ônibus, mais dois dias inteirinhos sozinha com o João. Preciso dizer que não consegui dormir direito na noite anterior, tamanho o nervosismo?
A ida pra rodoviária foi molezinha, carona da minha mãe, tudo na mala, ela carregando o João até o ônibus e eu as malas (que foram devidamente reduzidas, mas ainda assim faziam um certo volume). A aventura começou no ônibus. Peguei a poltrona do corredor, tava meio desajeitada com o João, que pra completar tudo resolveu golfar com gosto a roupa dele e a minha. Imagina limpar uma criança inteira equilibrando ela em uma das pernas, enquanto você tira seu casaco pra o cheiro de leite azedo não empestear o ambiente inteiro. Logo depois o passageiro do meu lado, na poltrona da janela, chega e vendo minha situação ridícula, cede seu lugar na janela, poltrona maior e mais espaço, para a pobre mãe desajeitada.
Meu filho, simpático e exibido que é, resolve então interagir com o solícito senhor ao nosso lado: o cutucava com os pés e quando o senhor olhava, ele ria com toda a sua cara de safado. Nesse momento eu não sabia onde enfiar minha cara.
Ao chegarmos no Rio, descendo do ônibus, o bondoso senhor ao meu lado, resolveu interromper o fluxo de passageiros que estavam no corredor, esperando para descer de uma maneira bem discreta: aos berros “Só um minutinho que a senhora vai sair com o neném ai, ó! Vâmo esperando ai, ó!” Vexame???? Total!
Passados os perrengues do ônibus, chegamos na rodoviária do Rio. Ninguém me esperando pra ajudar a carregar a tralha e ainda tinha um carrinho a ser retirado do bagageiro pra armar. Tudo isso com uma criança no colo. Não sabia da habilidade que tinha para o malabarismo. Fomos até o taxi e o maldito taxista fazendo corpo mole me fez desmontar o carrinho colocar as malas no carro e carregar a criança.
Bom, depois desse teste de resistência, posso dizer que os dois dias sozinha com ele serviram para certificar o que já sabia: sou mãe e a partir de agora consigo passar pelos maiores perrengues sem grandes danos. Não nasceram os dois braços que queria, mas consigo dar um jeitinho para resolver as situações. Virei a Mulher Maravilha, ou melhor dizendo, virei a Mamãe Maravilha!

5 comentários:

  1. Oi Lua!

    Vim aqui agradecer o comentário que deixou no meu blog. Valeu mesmo!
    E, aproveitando, muito bom o seu texto! Imagino mesmo que mãe de primeira viagem deva ter muitos perrengues, até então desconhecidos, para resolver e que com certeza não são fáceis...

    ResponderExcluir
  2. Acho que todas as mães de primeira viagem passam por isso, mas o pior mesmo é ser mãe solteira sem ter ajuda do maridão nessas horas...
    Acho que é a hora que mais caiu a ficha!rs
    Muito bom seu texto e amei as novidades!
    Bjoo

    ResponderExcluir
  3. Adorei...conheço dois blogs de mães de primeira viagem como vc.Tu vai amar! Depois te passo!

    Bjo
    Fernanda.

    ResponderExcluir
  4. Perrengue maior de todos é aguentar a saudade do meu pequeno. Vcs nunca estarão sozinhos.
    Parabéns pelo blog.
    Beijo No gordo.

    Paulo

    ResponderExcluir
  5. To adorando as histórias,Luana!!!!!

    Aplausos pro PP (Paulo Paizão) hahahaa Vocês nunca estarão sozinho²

    Um beijo em todos, Ana Paula!!!

    ResponderExcluir

E ai?